Quem sou eu? Mercúrio



O apressado Mercúrio



MERCÚRIO é o planeta do nosso Sistema Solar mais próximo do Sol, o primeiro da fila. É um planeta rochoso, sem floresta, sem mar, sem oceano. Possui oxigênio na atmosfera, embora não seja o elemento de maior abundância: apenas 15%. Em vez disso, tem mais Hélio (42%) e Sódio (42%), e apenas 1% de outros gases.



A superfície do planeta é repleta de crateras, característica que lembra a nossa querida Lua. Isso acontece porque Mercúrio tem uma atmosfera muito tênue, incapaz de frear as quedas dos meteoritos. A densidade atmosférica fraca também explica a grande variação de temperatura entre dia e noite. Ao meio-dia, o planeta pode alcançar a inacreditável temperatura de 700ºK no equador (cerca de 420 graus celsious), e à noite pode descer até 100ºK na parte escura (cerca de 173 graus celsious negativo).

É um planeta pequeno (o segundo menor dos planetas do Sistema Solar), com um diâmetro de apenas 4.800 km. A Terra, para se ter ideia, tem mais de 12.000 km, ou seja, quase o triplo do diâmetro de Mercúrio. Sua massa equivale a 0,06 vezes a da Terra. Ele gira em torno do Sol numa translação de 88 dias terrestres e a uma distância média de 58 milhões de quilômetros, com variação entre 45,5 milhões e 69 milhões de quilômetros. A força da gravidade de lá é de 3,7 m/s², bem menos que na Terra, que é de 9,8 m/s². Então, se você pesa 70kg na Terra, pesaria aproximadamente 26kg em Mercúrio. O que está esperando para ir para lá?!

Quer ver Mercúrio no céu com seus próprios olhos? Bom, ele só pode ser visto a olho nu bem cedo, com a companhia do nascimento do Sol, ou ao anoitecer. Por isso alguns povos antigos achavam que se tratavam de dois planetas diferentes: o do dia e o da noite. Levou muito tempo até se descobrir que, na verdade, se tratava do mesmo astro. Foi uma descoberta e tanto dos nossos antigos! Devemos gratidão a eles também pelo batismo "Mercúrio", o deus dos ladrões na mitologia romana, que aproveitava o anoitecer para cometer suas ações. Mercúrio teve vários nomes ao longo da história, mas foi "Mercúrio" que foi transmitido para nossa cultura. Um belo nome, por sinal!

Comentários