Os planetas gasosos e rochosos
Quantos e quais são os planetas que compõem nosso Sistema Solar? Em que eles diferem entre si, além de tamanho e distância do nosso Sol?
Os planetas do Sistema Solar se dividem em dois grandes grupos - os ROCHOSOS e os GASOSOS. São um total de nove planetas. Os gasosos são os maiores: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, enquanto os rochosos ficam com o time menor: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Plutão. Mas não é exclusivamente o tamanho que os difere. Os planetas gasosos são gigantescas bolas de hidrogênio, com satélites rochosos, ao contrário dos demais planetas. Todos os planetas gasosos têm anéis e são os mais distantes do Sol, com exceção de Plutão. Além disso, a composição da atmosfera deles é diferente. Enquanto temos, na Terra, oxigênio em abundância, em Marte é apenas vestigial, enquanto Saturno tem em maior profusão o Hidrogênio.
Quanto maior a massa do planeta, maior o poder de atração que ele exerce ao seu redor. É o CAMPO GRAVITACIONAL do planeta. Se um asteroide passar por perto o bastante de um planeta para ficar preso no campo gravitacional dele, ficará enganchado e passará a orbitar ao redor dele. Mais massa, maior a extensão do campo gravitacional e, consequentemente, mais elementos espaciais "enganchados" o planeta terá ao seu redor. Júpiter, por exemplo, é o nosso planeta vizinho de maior massa e tem mais de 60 luas no total, enquanto nós, aqui na Terra, só temos uma. As mais conhecidas das luas de Júpiter são as quatro luas descobertas por Galileu Galilei no século XVII: Io, Europa, Ganimedes e Calisto.
Para elucidar melhor as peculiaridades de cada planeta, vamos fazer sessões separadas para cada um deles, na ordem. Também faremos para falar especificamente do Sistema Solar e de corpos celestes específicos, como o Sol, Lua, estrelas, etc.
Comentários
Postar um comentário